segunda-feira, 19 de março de 2012

Estudo Dirigido

Foi feito o estudo dirigido a seguir com base no texto de PIMENTEL (s/d): Formação de professores e novas tecnologias: possibilidades e desafios da utilização de webquest e webfólio na formação continuada. Podemos conhecer os motivos pelos quais as novas tecnologias são pouco utilizadas como ferramentas de aprendizagem, os desafios e resistências a serem superados. O autor apresenta uma série de desafios e resistências que são encontrados na formação continuada dos professores ao se utilizar esta tecnologia, com base neste artigo é possível responder aos seguintes questionamentos.




Estudo Dirigido Webfólio.


1- Há resistências devido a vários fatores dentre eles a matéria não estar inserida no currículo; ao tradicionalismo escolar não ter incorporado as velhas tecnologias para avançar às novas; pela exclusão econômica e digital e pelo pânico de muitos diante as novas tecnologias.


3- É necessário que o professor saiba direcionar os conteúdos e priorizar a construção do conhecimento e desenvolva a cognição dos alunos eduque para  a competência.

4- Os principais desafios são: problemas de gestão, resistência dos educadores ( formadores), resistência dos discentes( educadores - discentes- em formação), falta de infra-estrutura, falta de recursos, paradigmas educacionais ou ilusões frente ao uso das novas tecnologias.

E analisado a seguinte reportagem da revista Nova Escola:


2- O webfólio propõe a criação de um ambiente de aprendizagem diferenciado e inovador; que eduque para ética, autonomia , que faça o educador planejar e organizar-se.

0 comentários:

Postar um comentário