Seminário: Tecnologias Independentes e Tecnologias Dependentes
Seminário: Tecnologias Independentes e Tecnologias Dependentes
Blocão: Apresenta frases curtas, palavras-chaves, representação ou símbolos das ideias que seram trabalhadas.
É construído sobre uma base de material rígido, como madeira, com folhas presas pode ser pendurado ou apoiado por um suporte.
Pode substituir o quadro-de-giz e ser preenchido de acordo com o avanço do conteúdo durante a exposiçaõ ou preparado previamente, e/ou utilizado como banco para futuras consultas em sala de aula.
Estudo Dirigido: É um roteiro para estudo, geralmente é embasado por um texto, porém há outras modalidades. Para aconstrução é necessário que om professor defina objetivos; selecione materiais; elabore o roteiro de acordo com os materiais. Na utilização o professor apresenta o material, direciona o roteiro e esclarece dúvidas durante o desenvolvimento do trabalho. Esta tecnologia tem como objetivoensinar os alunos a estudarem sozinhos e desenvolver a capacidade de análise e síntese.
Jornal Escolar: Trata-se de um períodico impresso produzido pelos alunos sem intervenção escolar nos conteúdos divulgados. É construído apartir do surgimento da necessidade dos alunos de expressarem suas ideias e se comunicarem, deve ser escrito de forma clara, objetiva e com correções gramáticais e ortográficos. Pode ser utilizado em sala de aula, ou da maneira desejada pela comunidade escolar. Por possuir várias etapas de criação favorece o trabalho em equipe, incentiva a leitura crítica e a escrita.
Mapa e Globo: O mapa é uma representação terrestre plana, já o globo faz a mesma representação em forma esférica,ambos através de símbolos.Geralmentesão comprados, no entanto, em sala dev aula pode ser confeccionado em uma esfera azul. São utilizados para identificar locais, direções, dados físicos-territoriais e fenomenológicos.
Peça Teatral: Trata-se de uma história encenada em um palco por um ou mais atores, é construída em sequência: primeiro ela deve ser escrita pelo dramaturgo, estudada, ensaiada e marcada; e para que seja encenada é necessário haver um diretor, que pode cser um professor ou aluno. Através desta tecnologia é possível desenvolver a linguagem escrita, oral, corporal, o trabalho em grupo, inovação e a questão cultural. Tem como objetivo sistematizar o aprendizado de forma lúdica e criativa.
Fita Sonora e CD: É possível armazenar e transmitir diversos tipos de informações, o CD é a substitução da fita sonora devido a ter mais capacidade de armazenamento. Pode-se fazer gravações em sala, são utilizados para para diversas finalidades como: documentar informações faladas, apresentar ou explicar, utilizar músicas, treinar pronúncia, desenvolver a capacidade de ouvir, interpretar, etc.
Televisão Comercial: É a televisã que vende sua programação para manter-se. Na educação pode ser usada para informar, mostrar acontecimentos, etc., podem ser reproduzidas em sala após uma seleção criteriosa para que sejam trabalhasdas. O professor deve incentivar os alunos a analisar a linguagem, o público-alvo, a mensagem a ser passada, e estimular a leitura crítica desta programação.
LEITE, L. S. (Coord.). Tecnologia Educacional: descubra suas possibilidades na sala de aula. Petrópolis/RJ: Vozes, 2003.
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